Pub
Pub
artigo
imprimir

O que as análises podem dizer sobre saúde cardiovascular?

Sabia que há análises ao sangue que nos revelam informações sobre a nossa saúde cardiovascular? Venha descobrir as mais importantes e porquê!

Quando falamos em exames médicos e saúde cardiovascular, pensamos logo em eletrocardiograma, ecocardiograma, prova de esforço, entre outros. No fundo, exames ao coração. Estes exemplos são, de facto, fundamentais para avaliar a saúde cardiovascular, mas sabia que há análises de sangue que também nos dão muita informação?

Análises e saúde cardiovascular: quais as mais importantes?

Existem diversos parâmetros da nossa saúde que podemos avaliar em análises ao sangue, incluindo relativos à nossa saúde cardiovascular. Hoje listamos as mais importantes:

 

Colesterol

 

A análise do colesterol é fundamental para definirmos o nosso risco cardiovascular. O colesterol pode ser dividido em colesterol total, colesterol HDL e colesterol LDL. Todos se avaliam com análises ao sangue. Os valores de colesterol total e colesterol LDL (também conhecido como o «mau» colesterol) estão diretamente relacionados com o risco cardiovascular. Tal significa que quanto maior o valor, maior o risco. Já o colesterol HDL, o bom colesterol, funciona como um fator protetor.

 

O colesterol LDL está diretamente envolvido no processo de aterosclerose, uma doença que afeta as artérias. Consiste na deposição de gordura nas artérias, tornando-as mais estreitas e proporcionando a ocorrência de eventos cardiovasculares graves, como o enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco) ou o AVC.

 

Triglicéridos

 

Os triglicéridos, juntamente com o colesterol, fazem parte do «perfil lipídico». Este perfil de análises dá-nos muitas informações sobre a nossa saúde cardiovascular. Os triglicéridos aumentados, como o colesterol aumentado indicam-nos que estamos perante um maior risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

artigo

Triglicéridos: o que precisa de saber

Hemograma

 

O hemograma é a análise que nos permite, entre outras informações, verificar se existe ou não anemia. A anemia pode ter consequências cardiovasculares, como o aumento do esforço do coração para bombear sangue ou aumento da frequência cardíaca.

 

Coagulação

 

Os tempos de coagulação permitem inferir quanto tempo demora o nosso sangue a coagular. É particularmente importante na toma de um medicamento – a varfarina, que requer um controlo mensal desta análise.

 

Troponina

 

A troponina é o clássico marcador cardíaco. O valor da troponina nas análises está aumentado em situações em que há lesão do músculo cardíaco, como no enfarte agudo do miocárdio, na miocardite ou pericardite (inflamação das paredes e do músculo do coração). É pedido normalmente no serviço de urgência, quando há suspeita de uma dessas doenças, não sendo uma análise pedida por rotina.

 

NT pro-BNP

 

O NT-proBNP, sigla para “porção N-terminal do péptido natriurético B”, é um biomarcador cardíaco, tipicamente aumentado quando existe insuficiência cardíaca. É avaliado em análises ao sangue e útil no diagnóstico desta doença.

Outras análises

Não nos podemos esquecer que o nosso organismo funciona como um todo. Como tal, além das análises que tipicamente se referem ao sistema cardiovascular, outras análises nos poderão dar informações indiretas sobre a saúde do coração e dos vasos. Entre elas, destacamos:

 

Glicose

 

A análise da glicose (açúcar no sangue), está intimamente relacionada com o diagnóstico de diabetes. Uma análise alterada do açúcar pode significar um risco de vir a desenvolver diabetes ou até fazer o diagnóstico da doença. Seja diabetes ou pré-diabetes, ambas são sinais de alerta para o seu coração, já que a diabetes pode afetar o coração e os vasos a médio ou longo prazo.

 

Potássio

 

Alterações a nível do potássio, principalmente potássio alto, devem ser rapidamente avaliadas por um médico, pois podem ter consequências no funcionamento elétrico do coração.

 

Função do rim

 

O sistema renal está muito ligado ao sistema cardiovascular. Por exemplo, o rim intervém na regulação da tensão arterial. Deste modo, análises para avaliar como o seu rim está a funcionar é fundamental na avaliação cardiovascular. Entre essas análises destacamos: creatinina, ureia e microalbuminúria (proteínas na urina).

 

Função da tiroide

 

Apesar de não estar diretamente relacionada com a saúde cardiovascular, alterações na tiroide podem causar sintomas cardíacos, como palpitações ou cansaço extremo. Análises à tiroide podem ajudar-nos a compreender a origem de certos sintomas.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Dynamed

  • British Heart Foundation

artigo
imprimir
anterior seguinte