7 alimentos ricos em ferro: os benefícios
O ferro é um mineral essencial ao organismo. E com um papel importante na prevenção das doenças do coração. A forma de o obter? Os alimentos ricos em ferro, pois claro!

Quando pensamos em alimentos ricos em ferro esquecemo-nos muitas vezes no que está na base de tal pensamento: o ferro. Porque é ele importante? E porque devemos conhecer alimentos ricos nesse importante mineral?
Ora o ferro é um mineral essencial ao corpo humano. Está envolvido na produção de glóbulos vermelhos (hemácias): células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigénio para todas as partes do corpo. Nessas células, o ferro faz parte de uma molécula que, se não estivesse presente, faria com que as hemácias não conseguissem cumprir essa mesma função. Essa molécula chama-se hemoglobina.
Deficiência em ferro
Por vezes, o nosso corpo não tem todo o ferro de que precisa para fazer as suas funções. Isto acontece porque não foram repostos na mesma medida os seus valores, tendo em conta a quantidade que, naturalmente, perdemos todos os dias. Dizemos então que há uma deficiência em ferro.
Uma deficiência em ferro pode causar anemia e levar a sintomas como fadiga. Pode também debilitar o Sistema imunitário e comprometer a eficácia com que o corpo combate infeções. Um estudo recente mostra ainda um dado curioso: pessoas com um nível natural de ferro mais elevado têm um risco diminuído de desenvolver aterosclerose, uma doença cardiovascular, que pode ser grave.

Na altura da menstruação, as mulheres estão mais sujeitas a esta carência. Por isso é que, até à menopausa, as mulheres precisam de mais ou menos do dobro do ferro por dia que os homens:
- 1-3 anos — 9 miligramas (mg)
- 4-8 anos — 10 mg
- 9-13 anos — 8 mg
- 14-18 anos:
- Rapazes — 11 mg
- Raparigas — 15 mg
- Adultos:
- Homens — 8 mg
- Mulheres (19-50 anos) — 18 mg
- Grávidas — 27 mg
- Mulheres 51+ — 8 mg
Felizmente, há muitos alimentos ricos em ferro para que esta deficiência possa ser evitada!
Porquê comer alimentos ricos em ferro?
Ainda que o corpo consiga armazenar ferro, não o consegue produzir. Daí que a única hipótese seja irmos obtê-lo através da alimentação. Assim sendo, saiba que há 2 tipos de ferro nos alimentos: o ferro heme, mais facilmente absorvido, que encontramos na carne e em mariscos; e o ferro não heme, cuja absorção pelo corpo é mais complicada, e que podemos encontrar em ovos e vegetais.
A lista seguinte contém 7 alimentos ricos em ferro, por forma a que os possa introduzir, sempre que possível, e de acordo com uma dieta variada e saudável, na sua alimentação:
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!